domingo, 31 de maio de 2009

Dica Cultural



Reabertura do Cine Marabá

Para os amantes de programas culturais, deixo a dica de saborear uma pitada do charme do passado de São Paulo, que retornou à sua cena cultural este último sábado.

Localizado na mais famosa esquina paulistana – na Avenida Ipiranga, quase no encontro com a São João – o Cine Marabá, um dos mais importantes cinemas da cidade nas décadas de 40 e 50 reabriu suas portas, totalmente reformado, trazendo esperanças para a retomada da “Cinelândia Paulistana” – como era chamada a região central, que abrigava as luxuosas salas de cinema do passado.

Acredito que as expectativas da concretização da tão sonhada revitalização cultural do centro de São Paulo, ganhem forças através deste projeto, do arquiteto Ruy Otakhe, que foi capaz de unir com maestria o charme do passado à contemporaneidade.

Para maiores informações, assista: http://www.youtube.com/watch?v=Jzuenzph4vg

Natália Viana

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Apresentação



Estudante de turismo, viajante de carteirinha e apaixonada por comunicação, decidi criar este blog como um espaço onde pudesse relatar minhas andanças mundo a fora, além de discorrer sobre o assunto “turismo” e suas vertentes. Compartilhar minhas experiências, dicas, opiniões e incentivar as pessoas a colocar o pé na estrada e manterem-se informadas sobre o fenômeno turístico, a “menina dos olhos” do mundo atual.

Mas, por que “Cartão Postal”?

Um pequeno retângulo de papelão fino, que tem uma de suas faces destinada ao endereço do destinatário, postagem do selo e mensagem do remetente. Poderia ser apenas uma mera simplificação da carta simples, que ao dispensar o uso de envelope, torna a correspondência mais fácil e mais barata. No entanto, há um detalhe que o faz ir muito além: em sua outra face, há uma imagem impressa. Desta forma, devido ao fascino que as imagens despertam nos seres humanos, os cartões postais acabaram consolidando-se como o principal meio de veiculação da imagem fotográfica entre os séculos XIX e XX. Como tal, o cartão postal mostrou-se uma importante ferramenta de comunicação na atividade turística, tornando-se inclusive objeto colecionável.

E – como vocês devem estar se perguntando – sim, sou uma assídua colecionadora de cartões postais! Desta forma, como eu poderia falar em turismo sem lembrar deles? Mesmo quem não possui o hábito de comprá-los como souvenires durante suas viagens, com certeza já saiu pelo mundo (ou gostaria de fazê-lo) motivado pela expectativa de ver de perto as paisagens e monumentos que se tornaram famosos cartões postais de conhecidos destinos. Isso acontece porque não só um local turístico é capaz de vender cartões postais, como o contrário também ocorre: um lindo cartão postal é capaz de despertar o interesse de milhares de pessoas em visitar um determinado local.

Sendo assim, espero que o meu “Cartão Postal” desperte o interesse de todos vocês em visitá-lo com freqüência. Convido-os a embarcar aqui comigo, ficando a vontade para opinar e deixar suas dicas.

Bora?

Natália Viana